Formação Jucurutu - Mármore, utilizado como piso e revestimento, na indústria de cal e cimento, e como corretivo agrícola; paragnaisse - rocha dimensionada utilizada na construção civil.
Complexo Gnáissico-Migmatítico - Rocha ornamental especialmente migmatitos utilizado em piso e revestimento; brita e rocha dimensionada utilizada para construção civil.
Recursos Hídricos
Hidrogeologia:
Aqüífero Cristalino - engloba todas as rochas cristalinas, onde o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível quando a geologia local apresenta fraturas associadas a uma cobertura de solos residuais significativa. Os poços perfurados apresentam uma vazão média, baixa de 3,05 m³/h e uma profundidade de até 60 m³, com água comumente apresentando alto teor salino de 480 a 1.400 mg/l com restrições para consumo humano e uso agrícola.
Aqüífero Aluvião - apresenta-se disperso, sendo constituído pelos sedimentos depositados nos leitos e terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A qualidade da água geralmente é boa e pouco explorada.
Hidrologia:
O município encontra-se com 100% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi - Mossoró.
Rios Principais: do João, da Raposa
Riachos Principais: do Maracanã, da Maniçoba
Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000 m³:
PRINCIPAIS AÇUDES
acho da Raposa, com capacidade para armazenar 2.196.000 metros cúbicos d'água
-Maniçoba, com 150 mil metros cúbicos d'água
FONTE - IDEMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário